Rinoplastia - Saiba tudo sobre a cirurgia
A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico muito procurado por pessoas que buscam melhorar a aparência de inúmeras formas, além também de ser um procedimento importante para quem possui problemas respiratórios causados por deformidades, como desvio de septo, algo bastante comum e que hoje em dia já pode ser corrigido de maneira bastante simples e eficaz. Abaixo, vamos entender melhor o que é a Rinoplastia, quais suas finalidades, para quem ela é indicada e outros detalhes que devem ser entendidos por todos que vão passar pelo procedimento. Vamos lá!
O que é a rinoplastia ou cirurgia do nariz e qual sua finalidade?
Vamos começar entendendo o que é a Rinoplastia. Como falamos logo acima, trata-se de um procedimento cirúrgico pensado para a remodelar o nariz ou para reconstruí-lo. Como finalidade, podemos dividir a Rinoplastia em duas: funcionalidade e estética. Entenda:
- Na questão de funcionalidade, a Rinoplastia tem como objetivo principal reduzir os problemas respiratórios, causados por deformidades, como desvio de septo ou lesões.
- Na questão estética, são inúmeros fatores que podem fazer com que o paciente busque a Rinoplastia, como aumento ou diminuição do tamanho, a forma do nariz, protuberâncias que incomodam e até mesmo outros problemas, como o nariz torto para um lado ou para o outro.
Ou seja, a Rinoplastia é uma cirurgia que pode ter ambas as finalidades e que seu resultado deve ser pensado em conjunto com o objetivo do paciente, que pode ser estético ou funcional. Porém, tudo isso será entendido melhor em consulta, onde haverá a personalização do atendimento. Nesse atendimento, poderá ocorrer:
- Avaliação do histórico do paciente;
- Exame físico;
- Simulação de resultado;
- Opções de tratamento;
- Investimento necessário;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Exames pré-operatórios;
- Entre outros detalhes.
Quais são os tipos de Rinoplastia?
Temos alguns tipos de Rinoplastia que são realizadas hoje em dia. Vamos falar de cada uma delas para que fique mais fácil compreender onde o seu objetivo de encaixa. Veja!
1- Estreitamento das Asas Nasais (Alectomia)
A Rinoplastia de Estreitamento das Asas Nasais, a chamada Alectomia, é um procedimento que visa diminuir a abertura das narinas e retirar o excesso de tecido. Pode ser um procedimento isolado ou parte da Rinoplastia completa.
2- Rinoplastia Dorsal (Giba Nasal)
A Rinoplastia Dorsal é um procedimento que visa retirar uma protuberância que incomoda o paciente. Ela se localiza no contorno do nariz, que mantém o nariz curvo, ao invés de reto. A Rinoplastia Dorsal pode ser necessária por motivos estéticos ou funcionais, como explicamos acima.
3 - Rinoplastia da Ponta Globosa (Batatinha)
Na Rinoplastia de Ponta Globosa, há o objetivo de afinar a ponta que está arredondada. Porém, isso é feito de maneira com que o resultado fique harmônico com o rosto do paciente e que o nariz continue com suas funções normais.
4 - Rinoplastia da Ponta caída
A Rinoplastia visa diminuir o efeito bico de falcão, que é quando a ponta do nariz se caracteriza caído para baixo. Ou seja, há um levantamento da ponta utilizando-se pedaços de cartilagem da orelha, da costela ou do septo.
5- Nariz Étnico
A rinoplastia étnica tem como intuito diminuir os traços no nariz que são comuns em certas etnias, como o nariz negróide e os narizes asiáticos, cujo afundamento é mais evidente.
6- Rinoplastia Secundária
A Rinoplastia Secundária é indicada para pacientes que já fizeram uma rinoplastia antes, mas ainda se sentem insatisfeitos com o resultado.
7- Rinoplastia Funcional
Como já explicamos, a rinoplastia funcional tem como intuito não apenas cumprir a demanda estética, mas também recuperar as funções nasais, como no desvio de septo.
Pra quem é indicada a Rinoplastia?
Não podemos dizer que um procedimento cirúrgico é indicado para todos aqueles que estão insatisfeitos com a aparência de seus narizes. O ideal é que o paciente entenda que existe a possibilidade de mudança, caso ele queira, e que isso não irá deixá-lo com um aspecto artificial - algo que é um receio de muitos deles. Então, podemos dizer com toda a certeza que a Rinoplastia é indicada para quem deseja mudar visualmente o seu nariz ou para quem tem algum problema de funcionalidade, como o desvio de septo. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a Rinoplastia é bastante simples e não apresenta muitos riscos, o que pode ser um bom motivo para buscar a mudança. Separamos alguns benefícios da Rinoplastia:
- Mais harmonia facial;
- Respiração melhor;
- Melhor sono;
- Autoestima melhorada.
Como é feita a Rinoplastia?
Como falamos acima, a Rinoplastia tem diversos tipos e, claro, a cirurgia será diferente para cada um deles. Mas, vamos falar um pouco sobre o processo como um todo:
- O paciente será anestesiado para que não sinta dor durante o procedimento;
- Será feita uma incisão bastante pequena na parte central do nariz, levantando a cartilagem e fazendo com que o cirurgião tenha acesso aos ossos nasais;
- No caso da rinoplastia fechada, serão feitas incisões pequenas dentro das narinas por meio de um pequeno orifício;
- Então, é feita a remodelagem dos ossos e cartilagens conforme necessário e objetivo do paciente;
- São feitas as suturas e a cirurgia é finalizada.
Como é feita a recuperação da Rinoplastia?
Cada paciente é único e, por isso, a recuperação também. Mas, alguns cuidados vão ajudar a otimizar o tempo de recuperação, de maneira geral. Em média, leva-se 6 semanas para que haja a recuperação total e para que o paciente volte às atividades normais. O inchaço pode demorar um pouco mais para se dissipar, cerca de um ano, e a cicatriz alguns meses a mais. Os cuidados básicos são:
- Fitas e talas cirúrgicas conforme o cirurgião indicou;
- Suplementos;
- Medicações;
Rinoplastia aberta ou fechada?
- A diferença entre a aberta e a fechada é basicamente a cicatriz naquela região da columela (veja a figura acima) na área central do nariz;
- A rino aberta, realizamos em casos que precisamos trabalhar mais detalhes e refinamentos na ponta nasal;
- A rino fechada, é mais utilizada para tratamento do dorso nasa;
- Isso não é uma regra fixa, depende da preferência do seu cirurgião e da experiência dele com as técnicas acima.
Rinoplastia Tradicional ou Ultrassônica?
A Rinoplastia Tradicional tem como premissa a técnica de quebrar o osso do nariz por dentro, com uma incisão no interior das narinas. De maneira simples, podemos dizer que, na Rinoplastia Tradicional, há maior trauma ao paciente, porque o cirurgião precisa bater no osso nasal, gerando mais dor posterior. Na Rinoplastia Ultrassônica, afasta-se a pele e o cirurgião realiza micro-movimentos com o aparelho, de forma que o paciente se recupere muito mais rapidamente.
Veja mais sobre a Rinoplastia Ultrassônica
A Cirurgia Plástica do Nariz, pouco invasiva, que preserva cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos.
A Rinoplastia Ultrassônica é um método bastante inovador e que tem sido a escolha de muitos pacientes que buscam cirurgias do nariz mais modernas e que tenham um tempo de recuperação menor.
De modo simples, podemos explicar que a Rinoplastia Ultrassônica tem como principal diferença em relação às demais a sua ferramenta, chamada de Piezo. O Piezo é um motorzinho movido à energia ultrassônica, acoplado a uma ponteira desenhada para esculpir o osso do nariz.
Na Rinoplastia Ultrassônica, o cirurgião irá afastar a pele do nariz do paciente, a ponto de que o osso fique exposto, o que permite que o cirurgião consiga realizar movimentos muito mais precisos, chamados de micro-movimentos. Dessa forma, ele consegue fazer as modificações necessárias sem que isso cause os pós-cirúrgicos que estamos adaptados com a rinoplastia tradicional, como os hematomas e algumas dores.
Desenvolvida na França por um famoso cirurgião plástico, a Rinoplastia Ultrassônica é uma inovação capaz de garantir que se possa esculpir o nariz de maneira muito menos traumática e muito mais delicada. O Piezo utilizado é um motorzinho muito preciso, como explicamos, e ele vibra em alta frequência, sem que seja preciso utilizar o famoso martelo para esculpir o nariz. É, sem dúvidas, uma cirurgia menos dolorosa, menos traumática para os tecidos e até mesmo para o próprio paciente, que tem uma recuperação melhor.
Consulte seu cirurgião plástico para determinar o que é o mais indicado para o seu caso.
Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a entender o procedimento e marcar uma consulta. Estamos à disposição para te ajudar a melhorar sua autoestima e encontrar a melhor solução para o seu caso!